O que é a acne?

Trata-se de uma doença, um problema dermatológico que causa cravos e espinhas. Saiba tudo sobre a acne.

 

O que é Acne e espinhas? Saiba tudo sobre acne, cravos e espinhas. Tipos, causas, pomadas, medicamentos e tratamentos para acne.


 

  O que é a acne e porque temos cravos e espinhas?

 

 


O QUE É A ACNE



 

ACNE é uma doença comum da pele, que afeta muitos adultos e normalmente tem início na adolescência. Estima-se que 80% dos adolescentes do mundo tenham acne, uma doença dermatológica que está muito ligada a questões hormonais, e por isso pode durar muitos anos. Quem tem acne já deve ter observado que ela piora ou melhora em determinados momentos de sua vida.

A acne começa quando o FOLÍCULO PILOSO ("poro"), formado por um pêlo e uma glândula sebácea, é bloqueado pelo excesso de sebo e pele morta. Assim, surgem os CRAVOS BRANCOS e PRETOS (que, ao contrário do que dizem muitas avós, não são "ácaros"). Estes poros bloqueados muitas vezes inflamam, surgindo aí ESPINHAS inflamadas ou, mais profundamente, pústulas, pápulas e cistos ("espinhas internas").

A acne é mais comum na face, mas também aparece nas costas, peito, ombros e pescoço (os lugares do corpo com maior concentração de glândulas sebáceas).

Foto de uma adolescente com acne, cravos e espinhas.
O QUE É A ACNE


 

DERMATOLOGICAMENTE

O aumento da secreção de hormônios sexuais, tanto no homem quanto na mulher a partir da puberdade, pode causar uma resposta anormal do folículo pilossebáceo.

Ou seja, ele passa a excretar sebo de forma abundante e há uma modificação nas características do seu revestimento que dificulta a drenagem desse sebo.

Essa doença das unidades pilossebáceas se dá principalmente no rosto e no tronco e possui uma tendência hereditária. Portanto, o jovem cujo pai ou mãe teve acne apresenta uma probabilidade maior de também vir a tê-la.

O que não quer dizer que qualquer jovem não possa vir a ser o primeiro da família a ter acne. Ou, ainda, não apresentá-la, mesmo que um ou todos os irmãos tenham.

O aumento da excreção sebácea aliado à dificuldade em drená-la forma o que se chama de "comedão", que pode ser aberto ou fechado.

No aberto o orifício do folículo piloso está aberto, mas obstruído por um rolhão de sebo. É o conhecido “ponto negro”. No comedão fechado, a abertura do folículo não é visível, então o acúmulo de sebo causa uma elevação arredondada e esbranquiçada, do tamanho da cabeça de um alfinete, o “ponto branco”.

A sua formação interrompe a excreção sebácea e é seguida pela colonização dos folículos por agentes microbianos, como a Propionibacterium acne.

Essa bactéria produz grande parte das substâncias irritantes que desencadeiam e mantém a inflamação, que leva ao aparecimento de pápulas e pústulas.

As pápulas parecem pequenas saliências vermelhas e arredondadas, com tamanho parecido ao de um grão de arroz. As pústulas são também lesões salientes e de tamanho semelhante, só que contêm pus.

Um processo inflamatório mais intenso e extenso resulta em nódulos inflamatórios. Eles são maiores do que as pústulas, vermelhos e, geralmente, dolorosos.

 

Saiba o que é a acne e o que são os comedões.

Descubra o que é a acne e como é uma papula.

O que é a acne, a espinha ou pústula.


 

 

 

 

 

 

                                                  Não encontrou o que procura? Pesquise no Google:

 

 

 

 

O QUE É A ACNE      ACNE VULGAR         PORQUE SURGEM AS ESPINHAS         CRAVOS E ESPINHAS        CAUSAS DA ACNE        TRATAMENTO      ESPINHAS E ACNE

 

ISOTRETINOÍNA          ASEPXIA         ACNASE         COMO TIRAR ESPINHAS

 

ACNE LASER          COMO ACABAR COM AS ESPINHAS     TIRAR ESPINHAS     COMO REMOVER ESPINHAS     ACNES E ESPINHAS     ESPINHA        ACNES       

 

 

 

AVISO: O mais importante é que as pessoas busquem informação, conheçam as opções de tratamento que podem ser utilizadas e juntamente com um profissional de sua confiança iniciem o quanto antes o seu tratamento.

 

O bom profissional que atende a pacientes com acne e espinhas em sua prática clínica deve conhecer as diversas formas de tratamento e sempre atualizar seus conceitos a fim de oferecer o melhor para cada caso em particular.

 

 

 

IMPORTANTE: Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações aqui acessadas. O site acneeespinhas.org não possui nenhum vínculo com laboratórios farmacêuticos ou com fabricantes de medicamentos em geral. Todas as informações contidas neste site, tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca do tema acne e espinhas. Este artigo expressa tão somente o ponto de vista de profissionais da área de saúde e de seus respectivos autores.

 

 

 

 

 

Copyright © - Todos os direitos reservados para o site ACNE e ESPINHAS - www.acneeespinhas.org - Revisado em Março de 2012.

 

Aqui você encontra o que é a acne.

Depois de ler todo o conteúdo do nosso site, fica fácil compreender o que é a acne.